Vulcão: nuvens de cinza de dez quilómetros de altura cancelam voos de e para Bali

A 3 de Novembro, primeira erupção do Monte Lewotobi Laki-laki, na província de Nusa Tenggara, a cerca de 800 quilómetros de Bali, matou nove pessoas.

Foto
Imagem do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos do Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia, mostra o vulcão Lewotobi Laki-Laki expelindo materiais vulcânicos durante uma erupção a 7 de Novembro de 2024 PVMBG / HANDOUT / EPA
Ouça este artigo
00:00
01:32

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Várias companhias aéreas internacionais cancelaram voos de e para a ilha turística de Bali, na Indonésia, na quarta-feira, após novas erupções do vulcão Monte Lewotobi,​ que expeliu nuvens de cinzas de até dez quilómetros de altura e obrigou milhares de pessoas a sair das zonas circundantes.

A Jetstar e a Qantas informaram que tinham suspendido os voos para Bali na quarta-feira por razões de segurança devido às cinzas vulcânicas e o site de localização de aviões Flightradar24 mostra que os voos da AirAsia e da Virgin para a ilha também tinham sido cancelados. A Singapore Airlines também informou que tinha cancelado um voo na quarta-feira de Bali para Singapura devido à erupção.

Todos os voos de e para a ilha de Lombok, na província de Nusa Tenggara Ocidental, outro destino popular para turistas, foram também cancelados, segundo um porta-voz do aeroporto local, citado pela agência noticiosa estatal indonésia Antara.

A primeira erupção do Monte Lewotobi Laki-laki, a 3 de Novembro, na província de Nusa Tenggara Oriental, a cerca de 800 quilómetros de Bali, matou pelo menos nove pessoas. Desde então, têm sido registadas erupções em várias datas, incluindo nesta terça-feira.

De 4 a 12 de Novembro, foram cancelados 80 voos em Bali, incluindo de Singapura, Hong Kong e várias cidades australianas, disse Ahmad Syaugi Shahab, director-geral do aeroporto de Ngurah Rai, em Bali.

A Indonésia tem cerca de 130 vulcões activos e situa-se no "Anel de Fogo" do Pacífico, uma área de elevada actividade sísmica sobre várias placas tectónicas.