Trump e ruptura no Governo reduzem confiança dos investidores na Alemanha

Índice de confiança do investimento no país situou-se em 7,4 pontos, menos 5,7 pontos do que no mês anterior, segundo o ZEW.

Foto
Resultado das eleições presidenciais nos Estados Unidos com impacto na Europa RONALD WITTEK / EPA
Ouça este artigo
00:00
01:33

A confiança dos investidores na Alemanha caiu em Novembro face a Outubro, perdendo parte do terreno recuperado no mês anterior, uma descida verificada após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA e a ruptura do Governo de coligação alemão.

De acordo com um comunicado do Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW), divulgado esta terça-feira, o índice de confiança do investimento no país situou-se em 7,4 pontos, menos 5,7 pontos do que no mês anterior.

“As expectativas económicas para a Alemanha foram ofuscadas pela vitória de Trump e pelo colapso do Governo de coligação alemão. Na pesquisa actual, o sentimento económico diminuiu, com o resultado da eleição presidencial dos EUA provavelmente a ser a principal razão", disse o ZEW.

A agência disse ainda que, nos últimos dias, se ouviram opiniões mais optimistas, que esperam que as perspectivas melhorem com a aproximação das eleições antecipadas na Alemanha, que foram marcadas para 23 de Fevereiro de 2025.

Juntamente com a queda das expectativas, a avaliação da actual situação económica na Alemanha também piorou.

Este indicador caiu 4,5 pontos em Novembro em comparação com o mês anterior, para -91,4 pontos, o valor mais baixo desde Maio de 2020, no auge da pandemia do coronavírus.

No que diz respeito à zona euro, o sentimento entre os especialistas do mercado financeiro caiu para 12,5 pontos, menos 7,6 pontos que no mês anterior, enquanto a avaliação da situação actual desceu de -40,8 para -43,8 pontos.