OE2025: PSD e CDS vão corrigir a dotação do Desporto para 54,5 milhões de euros

Proposta de alteração corrige o valor inscrito na proposta de Orçamento do Estado para 2025 entregue na Assembleia da República, que era de 42,5 milhões de euros. Governo assumiu que valor foi engano.

Foto
Corrigido valor dedicado ao Desporto no OE Andre Rodrigues/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
02:53

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O PSD e o CDS-PP vão entregar no parlamento uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 que eleva para 54,5 milhões de euros (ME) a dotação da área do Desporto, corrigindo a verba inscrita pelo Governo.

A proposta de aditamento ao orçamento que será entregue nos próximos dias, assinada pelos líderes parlamentares do PSD e do CDS-PP, Hugo Soares e Paulo Núncio, respectivamente, a que a agência Lusa teve acesso, estabelece no artigo 120-A que "no ano de 2025 o Governo assegura uma dotação total de 54.500.000,00 euros em 'actividades relacionadas com o Desporto'".

Esta proposta de alteração corrige o valor inscrito na proposta de Orçamento do Estado para 2025 entregue na Assembleia da República, que era de 42,5 ME, e que o Governo assumiu ser um engano resultante de "uma inconsistência na classificação dos valores afectos ao Desporto por parte de algumas entidades".

O valor apresentado na versão entregue no parlamento representava uma redução de 7,8 ME face aos 50,3 ME da dotação para o sector em 2024.

Como o Governo não pode apresentar propostas de alteração ao orçamento, depois de entregue no parlamento, serão os dois partidos que o suportam a fazê-lo, de forma a corrigir a dotação do Desporto, que passará em 2025 a contar com mais 4,2 ME.

O valor inicialmente apresentado tinha merecido críticas do Comité Olímpico de Portugal (COP), do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU).

O Governo, em nota do gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, assumiu logo após as críticas tratar-se de um engano e prometeu corrigir a verba.

“Esse valor está a ser corrigido, pelo que nos cumpre informar que o montante afecto ao Desporto, para 2025, corresponderá a 54,5 ME (e não 42,5 ME). Tal representa uma subida de 8,3 % face ao valor que consta do Orçamento do Estado para 2024”, esclareceu a nota governamental.

Um outro documento assinalava o empenho do Governo em "reforçar o investimento no desporto em Portugal, dado o contexto desportivo internacional, aproximando-o da média da União Europeia, num momento crucial, em que se inicia um novo ciclo olímpico e paralímpico, afirmando o compromisso com a excelência e o desenvolvimento desportivo".

Segundo o executivo, o Plano de Desenvolvimento Desportivo Nacional "alinhará um conjunto de iniciativas que vão concorrer para se alcançarem os objectivos nacionais que constam do Programa do Governo", nomeadamente, o aumento da prática desportiva da população, aumento da participação feminina no desporto e diminuição do nível de obesidade infantil e excesso de peso.

Até dia 29 decorre a apreciação na especialidade da proposta orçamental, que tem aprovação garantida desde que o PS anunciou que iria abster-se. A votação final global está prevista para o dia 29 de Novembro.