Hans Niemann: “Ser o melhor do mundo no xadrez não se resume a vencer um match”

Hans Niemann é uma das coqueluches do xadrez actual. Protagonista de uma partida especial na Web Summit, que envolve IA, aponta ao título mundial na variante relâmpago ainda este ano.

Foto
Hans Niemann, à direita, durante o torneio de Wijk aan Zee, em Janeiro deste ano Vysotsky
Ouça este artigo
00:00
09:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O norte-americano Hans Niemann, grande Mestre de xadrez, vai protagonizar na quarta-feira um evento inovador patrocinado pela Web Summit em parceria com a IT.com Domains, em Lisboa: às 12h15m, o actual número 20 do ranking mundial, de 21 anos, irá jogar uma partida (em que dispõe de cinco minutos de reflexão) contra o programa de inteligência artificial “Stockfish”, que em cada movimento proporá três opções, uma de nível elevado, outra mediano e a terceira de nível amador. Estes lances serão colocados à votação para qualquer pessoa em todo o mundo que queira participar, dispondo de 30 segundos para decidir. O PÚBLICO entrevistou Hans Niemann, que se mostra expectante em relação ao evento e confiante na sua afirmação enquanto um dos melhores jogadores da actualidade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.