Detido suspeito de mais de 40 crimes de abuso sexual de crianças em Braga
Abusos vinham sendo praticados, pelo menos, desde 2008. Detenção aconteceu na sequência de uma denúncia feita pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – Projeto Care.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na cidade de Braga, um homem de 52 anos suspeito da prática de mais de 40 crimes de abuso sexual de crianças, a maioria deles agravados, revelou esta quinta-feira aquela força policial. Em comunicado, a PJ refere que a detenção aconteceu na sequência de uma denúncia feita pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – Projeto Care.
Presente ao Tribunal de Braga para primeiro interrogatório judicial e aplicação das respectivas medidas de coacção, o homem ficou em liberdade, sujeito a proibição de contactos com as vítimas e a obrigatoriedade de apresentações bissemanais em posto policial. Fica também obrigado a manter uma distância das vítimas de pelo menos 500 metros. Segundo fonte policial, as vítimas são duas familiares do arguido. O suspeito é empresário e foi detido na quarta-feira, na cidade de Braga.
As suspeitas surgiram após o atendimento de uma das alegadas vítimas naquela associação. "De forma a consolidar a informação relatada, foram encetadas diligências investigatórias que vieram não somente a confirmar a denúncia inicial, como a apurar a existência de mais vítimas", acrescenta a PJ.
Sublinha que foi possível apurar que os abusos vinham sendo praticados, pelo menos, desde 2008, "sendo ainda desconhecida a real dimensão" da actividade criminosa do arguido. No entanto, a PJ já identificou vítimas de factos mais antigos.
Texto actualizado às 13h22 para incluir as medidas de coacção