Realização de referendo contra AL em habitações de Lisboa decidida nos próximos meses
Cidadãos entregam à assembleia municipal assinaturas necessárias para iniciar processo. Se aprovada, consulta será a primeira do país a partir de iniciativa popular. Objectivo é fazê-la em 2025.
A possibilidade de se avançar para a realização de um referendo para travar a utilização das fracções habitacionais privadas da capital como alojamentos locais (AL) será analisada, nos próximos meses, pela Assembleia Municipal de Lisboa. A concretizar-se tal consulta, será a primeira do género a acontecer no país como resultado de uma iniciativa popular. Em Fevereiro de 2023, a Junta de Freguesia de Benfica organizou um referendo sobre o estacionamento pago. Neste caso, a consulta é dinamizada pelo Movimento Referendo pela Habitação (MRH), que se diz apartidário.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.