Lucros da EDP sobem 14% para 1083 milhões até Setembro

Energias renováveis representaram 97% da produção total de electricidade nos primeiros nove meses deste ano, revela a eléctrica.

Foto
Miguel Stilwell lidera a EDP Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
01:15

O lucro da EDP subiu 14% para 1.083 milhões de euros até Setembro, apoiado pela actividade no Brasil e a produção hídrica no mercado ibérico, segundo informou hoje a eléctrica à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"O resultado líquido da EDP aumentou 14% nos primeiros nove meses de 2024, para 1083 milhões, suportado pelo bom desempenho da actividade de redes de electricidade no Brasil assim como pela recuperação de produção hídrica no mercado ibérico, que mais do que compensaram os menores ganhos com rotação de activos renováveis. O resultado líquido recorrente aumentou 7% para 1095 milhões", lê-se no relatório de contas.

Já a produção de energias renováveis aumentou 18%, sobretudo, diz a empresa, a energia hidreléctrica em Portugal (+66%) e eólica e solar nos EUA (+15%), o que compensou a queda dos preços grossistas de electricidade na Europa e a forte redução da produção de electricidade com base em combustíveis fósseis, "com as energias renováveis a representarem 97% da produção total de electricidade nos primeiros nove meses de 2024, reflectindo-se na redução de 73% nas emissões específicas de CO2".