Com 27 pontos em dez jogos, Vítor Bruno faz quinto melhor arranque do FC Porto

Treinador junta-se a Bobby Robson, Mourinho, André Villas-Boas e Sérgio Conceição no top5 dos mais pontuados à 10.ª jornada. Derrota em Alvalade impediu série perfeita e melhor registo de sempre.

Foto
Vítor Bruno, treinador do FC Porto MANUEL FERNANDO ARAUJO / LUSA
Ouça este artigo
00:00
02:21

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Vítor Bruno soma um dos melhores arranques na história do FC Porto, mas, ainda assim, fica no Dragão o agridoce sabor de um “super-Sporting” que ofuscou, para já, a prestação sólida dos portistas no campeonato. Com o triunfo deste domingo, frente ao Estoril, por 4-0, e volvidos dez jogos, a equipa liderada por Vítor Bruno soma nove vitórias e apenas uma derrota, num total de 27 pontos que mostram um forte arranque dos portistas em época de estreia do antigo adjunto de Sérgio Conceição.

Desde que a vitória passou a valer três pontos, há praticamente três décadas, os portistas apenas viram quatro melhores arranques do que este nas dez jornadas iniciais do campeonato. Em 1995-96, Bobby Robson somou 28 pontos, registo igualado por José Mourinho (2003-04), André Villas-Boas (2010-11) e Sérgio Conceição (2017-18). Em todos estes casos, o bom início de época resultou em título.

"Se dissesse que queria ter dez vitórias em dez jogos e queria estar à frente desses nomes que enumerou, se calhar diziam que estava a ser arrogante. Mas é verdade", detalha Vítor Bruno, em resposta à pergunta do PÚBLICO na conferência de imprensa após o jogo frente ao Estoril.

Nos últimos 29 anos, nunca o FC Porto conseguiu vencer por dez vezes nas dez primeiras jornadas, com os quatros treinadores acima mencionados a concederem sempre um empate nessa série. Na presente temporada, a impedir esta marca inédita, está justamente o desaire portista em Alvalade, frente ao Sporting, de Rúben Amorim, o futuro técnico do Manchester United.

Apesar do registo positivo, Vítor Bruno diz que a marca "não serve de consolo", prometendo aos portistas continuar o trabalho árduo das últimas jornadas. "Quero que isso coincida com o momento forte do clube. É para isso que me contrataram e que me pagam. Tento dar o melhor de mim todos os dias e, como digo, durmo sempre de consciência tranquila. Tento sempre que isso coincida com o maior número de vitórias possível", finalizou o treinador.

A semana que agora se inicia será de alta rotação para as hostes portistas, com um jogo importante em Roma, na quarta-feira, frente à Lazio, para a Liga Europa. No domingo, daqui a exactamente uma semana, os portistas viajam até à Luz, defrontando o Benfica na 11.ª jornada do campeonato.

Sugerir correcção
Comentar