Público Brasil
Muitas gargalhadas, a beleza do design, arte ao ar livre e, claro, samba e petiscos
Qual é a boa do finde? Um roteiro para sexta-feira, sábado e domingo
Ocorreu um erro. Por favor volta a tentar.
Subscreveu a newsletter Público Brasil. Veja as outras newsletters que temos para si.
Qual é a boa do finde? O PÚBLICO Brasil preparou um roteiro para este fim de semana que começa mais cedo, com o feriado do Dia de Todos os Santos.
Neste outono, é sempre bom ficar atento ao clima, sobretudo, aqueles que gostam de programas ao ar livre, como no Parque Florestal de Monsanto, que está completando 90 anos.
O espaço de vastas áreas de mata diversificada é um ótimo passeio para se fazer sozinho ou em grupo e conta com programação especial nesta sexta-feira. A partir de suas clareiras, há vistas únicas de Lisboa.
Aqueles que gostam de novidades de última hora, a dica é o Mude — Museu do Design de Lisboa, recém-reaberto na Rua Augusta, próximo à Praça do Comércio, que não está cobrando ingressos até domingo.
Tem, ainda, a Feira dos Pequenos Produtores de Vinhos, no Seixal, e o Mercado de Vinhos de Campo Pequeno, que reúne 100 produtores portugueses.
Se a opção for pelo riso escancarado, aproveite o stand-up da atriz e comediante Cacau Protásio, que está em turnê por várias cidades. Ela diz que tem o poder da cura com o riso.
Sexta-feira, 1 de novembro
O Parque Florestal de Monsanto está aberto com várias atividades. Entre elas, a mostra História e Inovação: uma Exposição de Sustentabilidade. Já o Centro de Interpretação de Monsanto apresenta 90 anos do parque em fotografias. A partir das 17h30, conversa noturna e intimista com moradores e frequentadores mais antigos do parque, com troca de histórias, tendas e mitos sobre o local.
No Mude, o Museu do Design que acaba de reabrir as portas, os visitantes poderão apreciar a exposição Para que Servem as Coisas?. Uma viagem por 120 anos por meio do acervo da instituição, com cerca de 17 mil itens que revelam a evolução do design de 1900 até os dias atuais. Aberto na sexta e no sábado das 10h às 20h e, no domingo, das 10h às 18h. Entrada livre nesses três dias.
Em Vila Nova de Gaia, o Grupo Pixote comemora 30 anos de carreira, no espaço WOW, Rua do Choupelo, 39. A promessa é de 10 horas de festa, com muitos sucessos da banda que se consagrou com o pagode.
No Porto, Cacau Protásio faz o espetáculo 100% Cacau, sua primeira apresentação solo em Portugal. Auditório Francisco de Assis, às 21 horas.
Sábado, 2 de novembro
Os provadores de vinho têm à disposição, no Seixal, a Feira de Pequenos Produtores. Estão na programação os vinhos da adega João Tique (Alentejo), da Beta Wines (Bairradas), da Quinta do Reguengo (Douro) e da Quinta da Mariposa (Dão). Das 16h às 19h.
Em Lisboa, no bairro de Campo Pequeno, mais de 100 produtores se reúnem no Mercado de Vinhos. Há fabricantes de todas as regiões de Portugal, que recriaram o clima de antigas tabernas para oferecer uma experiência sensorial aos consumidores.
Em Braga, a atriz Cacau Protásio sobe ao palco do Teatro Afonso Fonseca. Na apresentação, ela fala da sua vida de uma forma leve e única. O humor é a marca registrada da artista.
Ainda em Braga, começa o 8º Encontro de Ilustração, com uma dezena de exposições, dois mercados de arte, setenta oficinas, três workshops, nove apresentações de livros, uma tertúlia, duas conversas e muita animação. Consulte a programação.
Quem estiver em Lagos pode se deleitar com a apresentação do espetáculo de teatro e dança de Louise Michel, um dos nomes mais relevantes das artes de Paris. Mulheres içam a bandeira preta da anarquia com o intuito de lembrar o papel delas na formação de movimentos políticos e sociais. No Centro Cultural de Lagos Sábado, às 21h30. Classificação: 16 anos.
Domingo, 3 de novembro
O grupo Viva o Samba se apressenta no Village Underground Lisboa, a partir das 15h. O espaço é coberto, então, o espetáculo está garantido com ou sem chuva. Nos intervalos, o DJ Swingueiro garante a animação. Livre para todas as idades, Crianças até 12 anos não pagam ingressos. Se adquiridos antecipadamente, os bilhetes custam 10 euros (R$ 62), na portaria 15.
O grupo Pegada Envolvente retoma as rodas de samba raiz, agora, no Clube Oriental de Lisboa, em Marvila. A Morada do Samba vai das 16h às 20h, para atrair toda a família. Na primeira hora, a entrada é livre. Depois, os ingressos custam 5 euros (R$ 31).
Caso esteja à procura de comida brasileira para matar a saudade, o boteco Dona Luzia conta com dois endereços, no Saldanha, em Lisboa, e em Linda-a-Velha. Com música ao vivo. No cardápio, feijoada, linguiça de metro, coxinha, carne desfiada com mandioca. Endereços: Avenida 5 de outubro, 36D, no Saldanha, e Rua Manuel Ferreira 25A, em Linda-a-Velha.
No aconchego de casa
Se a opção for por um fim de semana mais calmo, em casa, a Globoplay acaba de lançar a série documental O Caso Robinho, sobre a investigação criminal que condenou a nove anos de prisão, em regime fechado, um craque de futebol mundial pelo crime de violência sexual. A vítima, Mercedes, que até então nunca havia falado publicamente sobre o caso, autorizou o uso de seu nome e conversou com a equipe do documentário sobre o que se passou na madrugada de 3 de janeiro de 2013.