São precisos pelo menos mais 500 farmacêuticos nos hospitais do SNS

Apenas 4,1% dos doentes de 34 ULS tiveram consulta de reconciliação terapêutica na altura da alta. Ordem alerta para a falta de profissionais no SNS.

Foto
Segundo dados do Portal do SNS, no final do ano passado SNS tinha 786 farmacêuticos. Ordem estima que são precisos 1300 no total para responder às necessidades Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
05:13

Apenas 4,1% dos doentes de 34 Unidades Locais de Saúde (ULS) tiveram consulta de reconciliação terapêutica na altura da alta. Esta é uma consulta que deve ser realizada por farmacêuticos para avaliar a necessidade de possíveis alterações na medicação quando o doente vai para casa, tendo em conta medicamentos que o doente já esteja a tomar. “Nos hospitais dos países mais desenvolvidos, esta taxa anda à volta dos 10%", afirma o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, que alerta que a falta de profissionais limita a capacidade de resposta do SNS.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.