Cascais quer transformar o aeródromo de Tires num “aeroporto universitário”

Câmara pretende ceder terrenos à Nova para que se crie no aeródromo um complexo com ensino, indústria e investigação. Prevê-se investimento de, pelo menos, 165 milhões. Voos executivos continuam.

Foto
Prevê-se que exista, pelo menos, um investimento de 165 milhões de euros no futuro “aeroporto universitário”. Voos executivos mantêm-se e até se espera que aumentem Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
07:40

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Tem vindo a ser anunciado como uma novidade tanto pela Câmara Municipal de Cascais como pela Universidade Nova de Lisboa: pretende criar-se um “aeroporto universitário” no aeródromo de Tires. Mas, afinal, no que consiste este “aeroporto universitário”? Prevê-se que seja um complexo que inclui o aeródromo e terrenos adjacentes, onde se concentrarão diferentes serviços ligados à aeronáutica, ensino, indústrias e investigação, envolvendo uma parceria entre a autarquia e a Nova. Estima-se que o investimento seja de, pelo menos, 165 milhões de euros até 2074 e implica a já abordada ampliação do espaço. Um dos próximos passos será a cedência do direito de superfície de terrenos comprados pelo município à universidade, indica a câmara.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.