O famoso vale dos géisers da Islândia despertou misteriosamente

Uma das maiores atracções turísticas da Islândia, o parque de Haukadalur, tem registado níveis de actividade misteriosos desde sábado. Os especialistas não sabem qual é a origem deste comportamento.

Foto
O géiser Stokkur no parque de Haukadalur, na islândia, em 2022 Jorge Castellanos/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Ouça este artigo
00:00
01:39

A área geotermal de Haukadalur, na Islândia, tem registado uma actividade inesperada em géisers que estavam adormecidos há anos, com erupções que chegam aos dois metros de altura. O aumento da actividade começou no sábado passado e tem continuado, de acordo com as prestações dadas à Bloomberg por Valdimar Kristjansson, director do Geysir, o maior e mais famoso local de observação deste fenómeno.

O vale onde se encontra, a cerca de 100 quilómetros a leste da capital, Reiquiavique, é uma das atracções turísticas mais populares da Islândia, com milhares de visitantes por dia. O Strokkur, uma das principais atracções do local, também tem registado um comportamento "peculiar", comenta o director do parque à Bloomberg por telefone.

Em vez de jorrar a cada cinco a dez minutos, a frequência aumentou para uma libertação a cada um ou dois minutos, com pausas pelo meio. Até agora, o Geysir não foi afectado, tendo a sua última actividade sido registada em 2000, na sequência de terramotos.

A Islândia é um dos locais mais geologicamente activos do mundo face à sua posição na Crista Média Atlântica (CMA), entre as placas tectónicas norte-americana e euro-asiática. Tem 30 sistemas vulcânicos e mais de 600 fontes termais.

"Não há explicação aparente", refere Ingibjorg Andrea Bergthorsdottir, especialista em riscos naturais do Met Office da Islândia. "A principal teoria é que isto está relacionado com a descida das águas subterrâneas."

A especialista assegura que o evento não está relacionado com a actividade vulcânica no sudoeste do país insular, onde ocorreram seis erupções no período de um ano perto da cidade piscatória de Grindavik.

O que é um géiser?

Um géiser é uma nascente termal que entra em erupção, libertando água quente e vapor de água em forma de repuxo que pode atingir alturas entre os 20 e os 60 metros. Acontecem em zonas de actividade vulcânica, e o seu tamanho varia. 

Estes fenómenos acontecem em áreas geotérmicas onde, no subsolo, existem rochas a temperaturas muito elevadas. Quando a água entra nas câmaras magmáticas (reservatórios de magma) é aquecida pelas rochas. A temperaturas superiores a 100º C, que fazem com que a água entre em estado de ebulição, a água fica pressionada no subsolo e causa uma explosão, fazendo com que seja libertada. Estes géisers podem também libertar rochas e lama provenientes do subsolo. 

Este fenómeno denomina-se de "geyser" (palavra islandesa para "jorrar") em homenagem ao primeiro Great Geyser, localizado no parque de Haukadulur, no sudoeste da Islândia. Os géisers são fenómenos raros, existindo apenas mil em todo o mundo. Só o Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos da América, tem cerca de 400 géisers. Existem outros na Nova Zelândia, na China, no Japão e na Rússia.

Exclusivo PÚBLICO/Bloomberg

Sugerir correcção
Comentar