Nora Ephron, a fada-madrinha da comédia romântica moderna

Realizou oito filmes e foi a grande arquitecta da comédia romântica dos nossos dias. Nora Ephron at the Movies, livro de Ilana Kaplan, mergulha na obra de Ephron, entre o bom e o mau.

Foto
Nora Ephron em 1978, antes de entrar no mundo do cinema. Realizou oito filmes entre 1992 e 2009, já depois dos seus 50 anos George Rose/Getty Images
Ouça este artigo
00:00
09:07

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Estamos no Outono, a estação do ano mais associada a Nora Ephron. A Internet está cheia de artigos sobre Outonos “à Nora Ephron” ou “à Meg Ryan”, a actriz que protagonizou vários filmes escritos pela jornalista, escritora, argumentista e realizadora americana que morreu em 2012, aos 71 anos. Tal acontece graças às folhas de árvores a cair e à roupa confortável, com camisolas robustas e quentinhas, usada particularmente por Ryan em comédias românticas passadas em Nova Iorque como Um Amor Inevitável (When Harry Met Sally, realizado por Rob Reiner em 1989) e Você Tem Uma Mensagem (You’ve Got Mail, escrito e realizado por Ephron em 1998).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.