Público Brasil Histórias e notícias para a comunidade brasileira que vive ou quer viver em Portugal.
Universidade lança curso sobre as relações estratégicas entre Brasil e Portugal
Objetivo é dar aos estudantes a dimensão de como o país europeu se tornou vital para a entrada de empresários brasileiros num mercado com mais de 500 milhões de pessoas.
Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.
O papel estratégico de Portugal como ponte entre o Brasil e a Europa será tema de estudo no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). A matéria fará parte do mestrado em Marketing Digital e será ministrado pelo empresário português José Manuel Diogo. "Portugal é um ponto de entrada natural para o Brasil no mercado europeu, e as nossas relações culturais ajudam a fortalecer esse papel", afirma ele. A Europa oferece mais de 500 milhões de consumidores.
Para o professor, os laços históricos e linguísticos entre as duas nações criam uma vantagem significativa para empresas que buscam expandir suas atividades comerciais. "Brasil e Portugal compartilham uma história rica e uma linguagem que facilitam parcerias no âmbito econômico e cultural. Com a globalização e o desenvolvimento das novas tecnologias, há inúmeras oportunidades para as duas nações colaborarem em áreas como comunicação e marketing, criando valor tanto no Brasil quanto na Europa”, ressalta.
Na avaliação de Caio Resende, diretor Acadêmico do IDP em Brasília, a instituição “tem a missão de preparar alunos para enfrentar os desafios globais”. Segundo ele, ao contar com um especialista de Portugal, o instituto fortalece ainda mais a conexão com o mercado europeu, oferecendo uma formação diferenciada aos futuros líderes da comunicação e marketing.
Diretor do Mestrado em Marketing Digital do IDP. Bruno Sabóia ressalta que a nova cadeira permite uma visão aprofundada e comparativa sobre os mercados de comunicação de Portugal e Brasil, o que, na avaliação dele, é essencial para quem deseja atuar em um cenário internacional. Ele lembra que, além do foco nas oportunidades entre os dois países, o curso incluirá uma análise detalhada dos mercados publicitários e de marketing.
Os estudantes vão explorar como campanhas publicitárias e estratégias de marketing político são adaptadas para atender às diferentes demandas culturais e sociais dos dois países. “Ao comparar os dois mercados, será possível uma compreensão mais ampla das estratégias eficazes para diferentes contextos, o que é fundamental para a atuação em uma economia global", destaca Sabóia.