Cão escalou até ao topo de uma das Pirâmides de Gizé — e foi filmado a brincar

Um vídeo de um praticante de parapente mostra um cão a brincar no cume de uma das pirâmides de Gizé, no Egipto.

Foto
Cão sobre pirâmide do Egipto DR
Ouça este artigo
00:00
02:04

Um cão egípcio correu o mundo depois de ter sido filmado a brincar no topo de uma das pirâmides de Gizé, por um grupo de praticantes de parapente.

Marshall Mosher, um dos parapentistas, disse que já sobrevoou as pirâmides várias vezes, mas foi a primeira vez que viu um cão no cume, a centenas de metros do chão. “No início não percebemos o que era aquela coisa a correr para trás e para a frente no topo”, disse ao The Post. “Por isso, foi hilariante e inesperado.”

É costume ver cães errantes a apanhar sol perto da base da estrutura, a Pirâmide de Khafre. “Se eu fosse um cão de rua do Cairo também quereria escalar as pirâmides e ter a melhor vista do Egipto que um cão pode ter”, acrescentou.

Os utilizadores das redes sociais apaixonaram-se pelo animal aventureiro, e os vídeos feitos pelos participantes no evento acumularam mais de um milhão de visualizações.

“Cão: 'Bem, isto está fora da lista de desejos'”, brincou um comentador do YouTube. Os utilizadores do Instagram especularam que poderia ter sido o antigo deus Anúbis, um guia do submundo com uma cabeça canina.

Outra pessoa escreveu no X que estava “a ficar excessivamente emotiva” com a ideia de o cão escalar “um marco cheio de história e prestígio, completamente inconsciente de tudo isso... só para ladrar aos pássaros. ... Os animais são criaturas tão simples mas tão profundas”.

O cão estava realmente a ladrar, disse Mosher, no entanto pensou que o objecto de interesse poderia ser o grupo de praticantes de parapente.

“É sempre espantoso sobrevoar as pirâmides e ver algo assim do céu, mas definitivamente nunca vimos o que vimos na segunda-feira”, disse, acrescentando que o cão parecia estar “a viver a sua melhor vida”.

Posteriormente, outra empresa de turismo filmou um cão semelhante ao primeiro a descer da pirâmide. Quando Mosher e a equipa completaram um segundo voo sobre as pirâmides na terça-feira, o cão já não era visível, garantiu.

O momento foi captado em imagens GoPro por participantes de um evento organizado pela empresa de desportos aéreos Sky One Egypt, em que parapentistas sobrevoam os pontos de referência do país.


Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post

Sugerir correcção
Comentar