Putin vai encontrar-se com Guterres durante cimeira dos BRICS

Encontro vai ser realizado na quinta-feira, dia 24, no âmbito da cimeira dos BRICS.

Foto
Guterres e Putin vão se encontrar na quinta ALEXEI DRUZHININ / SPUTNIK / KREMLIN / POOL / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:42

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Presidente russo, Vladimir Putin, vai-se encontrar com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Yuri Ushakov, esta segunda-feira.

O encontro vai ser realizado na próxima quinta-feira, dia 24 de Outubro, na cidade de Kazan, tendo o porta-voz anunciado que Putin irá reunir-se também com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, no mesmo dia.

A visita marca o primeiro encontro entre o secretário-geral da ONU e o Presidente russo desde Abril de 2022, que ocorreu dois meses depois da invasão russa à Ucrânia, em Fevereiro, sendo que Guterres tem sido altamente crítico da guerra, chamando-lhe "um precedente perigoso para o mundo".

O encontro é uma de "sete reuniões bilaterais" que irão juntar Putin a vários líderes mundiais, entre eles, Guterres, que irão se reunir depois do fim da cimeira dos BRICS, que começa esta terça-feira e acaba na quinta, no dia 24 deste mês.

"Naturalmente, uma actividade internacional de tal magnitude não acontecerá sem reuniões bilaterais. Temos muitas planeadas, penso que não será fácil para o nosso Presidente, no entanto, ele próprio manifestou o desejo de conhecer literalmente todos os chefes de estado que se deslocam a Kazan", afirmou Ushakov na conferência de imprensa.

Para além de Guterres e Abbas, o Presidente russo irá reunir-se também com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o Presidente chinês Xi Jinping, e o Presidente iraniano, Mazoud Pezeshkian.

A cimeira dos BRICS, para além dos membros da sigla (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), também receberá os membros aceites mais recentes, ou seja, o Egipto, o Irão, os Emirados Árabes Unidos e a Etiópia.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários