Leiria: sismo de magnitude 3,1 registado 10 quilómetros a sul de Porto de Mós

Sismo registado às 1h55 desta sexta-feira começou a 11 quilómetros de profundidade e registou 10 quilómetros a sul de Porto de Mós, distrito de Leiria. Não causou danos. Abalo foi considerado pequeno.

Foto
O sismo teve epicentro a cerca de 10 quilómetros a sul de Porto de Mós, distrito de Leiria Sérgio Azenha
Ouça este artigo
00:00
01:57

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi registado na madrugada desta sexta-feira, 18 de Outubro, em Portugal, com epicentro a cerca de 10 quilómetros a sul de Porto de Mós, distrito de Leiria. O sismo foi registado à 1h55 nas estações da rede sísmica do continente, disse o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Eclodiu a uma profundidade de 11 quilómetros.

Em comunicado, o IPMA acrescentou que, "de acordo com a informação disponível até ao momento, [o sismo] não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós", no distrito de Leiria.

A escala de Richter classifica os sismos consoante a magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respectiva descrição".

Com uma intensidade IV, considerada moderada, "os objectos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem", descreve o IPMA na página online.

Já com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objectos pendentes baloiçam, sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados".