Depois de dois anos de aumento, número de nascimentos está de novo a descer

Nos últimos dois anos, sem o contributo dos filhos de mães estrangeiras, o número de nascimentos não teria aumentado em Portugal, lembram especialistas em demografia.

Foto
Sem o contributo dos filhos de mães estrangeiras, número de nascimentos não teria parado de diminuir Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
05:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Depois de dois anos de subidas consecutivas do número de nascimentos em Portugal, 2024 deverá terminar com uma ligeira redução de nados-vivos face ao ano passado. Os dados do “teste do pezinho” relativos aos nove primeiros meses deste ano indicam que foram rastreados à nascença menos 430 bebés do que no mesmo período de 2023, adianta o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa). Ainda é cedo para retirar conclusões, avisam especialistas em demografia ouvidos pelo PÚBLICO, para quem os aumentos de nascimentos dos dois anos anteriores são variações com pouco significado e que se ficaram a dever, basicamente, ao contributo dos filhos de mães estrangeiras.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.