Editora portuguesa Monade vence maior prémio mundial de livro de arquitectura

FEP/Viana de Lima documenta o edifício projectado por Alfredo Viana de Lima nos anos 60. Foi agora distinguido pelo Museu Alemão de Arquitectura e pela Feira do Livro de Frankfurt.

Foto
Edificio da Faculdade de Economia da Universidade do Porto foi desenhado por Viana de Lima na década de 1960 Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
03:25

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A editora portuguesa Monade venceu o DAM Architectural Book Award 2024, o maior prémio internacional de livros de arquitectura, pela obra FEP/Viana de Lima, de João Carmo Simões, com edição de Daniela Sá, foi anunciado esta quarta-feira.

O prémio, atribuído pelo DAM - Deutsche Architekturmuseum (Museu Alemão de Arquitectura) e pela Feira do Livro de Frankfurt, que hoje se inicia, foi entregue ao final do dia, naquela cidade alemã, durante o anúncio dos vencedores.

Segundo a editora, FEP/Viana de Lima é um olhar sensível sobre a Faculdade de Economia do Porto, um edifício dos anos 1960, desenhado pelo arquitecto Alfredo Viana de Lima (1913-1991). "O edifício é uma obra-prima, ainda pouco conhecida, mas que é uma referência silenciosa para gerações de arquitectos portugueses", refere a editora em comunicado.

O livro consiste num ensaio fotográfico, da autoria do arquitecto João Carmo Simões, sobre esta faculdade considerada uma obra pioneira da modernidade na cidade do Porto. O projecto de Viana de Lima foi transposto para um livro de grande formato (32 x 24 cm), com 100 páginas, 47 imagens e oito encartes com imagens a cores.

Além da fotografia de João Carlos Simões, o livro inclui desenhos gerais de projecto reeditados, memória descritiva de Viana de Lima e ensaio crítico de Sérgio Fernandez, que foi aluno e colaborador do arquitecto nascido em Esposende.

Foto
Edição da Monade é um ensaio fotográfico de autoria do arquitecto João Carmo Simões DR

"É um livro em que arriscámos bastante, em termos de conteúdo, de formato, de imagens", confessou à Lusa a arquitecta e editora Daniela Sá, directora da Monade, mostrando-se muito satisfeita, embora não totalmente surpreendida pela atribuição do prémio.

O júri atribui o prémio DAM tendo em conta critérios de design, conceito, qualidade em termos de material e acabamento, inovação e intemporalidade. "O livro tem um carácter inovador e uma enorme qualidade de produção, por isso estávamos confiantes, apesar do risco de ser uma obra periférica, dos anos 60, no Porto; mas tínhamos esperança de que o júri fosse sensível", acrescentou Daniela Sá.

Editora internacional

A Monade é uma editora internacional de arquitectura e arte, fundada pelos arquitectos Daniela Sá e João Carmo Simões, que tem vindo a publicar obras de prémios Pritzker como Álvaro Siza, Paulo Mendes da Rocha e Oscar Niemeyer, e também obras menos conhecidas, como é o caso desta.

Este edifício da autoria de Viana de Lima é considerado um marco na história da arquitectura moderna portuguesa, e está classificado como monumento de interesse público. É caracterizado por "uma monumentalidade serena, isto é, uma impressão de solidez clássica que se prolonga por todo o interior", como destaca a obra da Monade.

Em 2019, a Monade já tinha recebido uma nomeação para o mesmo prémio, com o livro CIVITAS/São Paulo, também com autoria de João Carmo Simões e edição de Daniela Sá. O primeiro tem atelier em Lisboa e o seu trabalho já recebeu o Prémio Secil Nacional Universidades 2010. Foi nomeado este ano para o Prémio EUmies European Union Prize for Architecture.

O livro FEP/Viana de Lima é uma edição bilingue, em português e inglês, pode ser encontrado em livrarias portuguesas e estrangeiras ou através da página https://www.monadebooks.com, e tem um custo de 35 euros. A obra fica exposta no pavilhão do Museu Alemão de Arquitectura na Feira do Livro de Frankfurt, até ao encerramento do certame, no próximo domingo, dia 20.