Três detidos em operação da PSP de combate ao crime de furto e viciação de carros

No âmbito da Operação Blackout, a PSP apreendeu 14 viaturas e diversos equipamentos electrónicos destinados à descodificação de veículos.

Foto
Laboratório da Unidade Nacional de Investigação da Criminalidade Automóvel (ÚNICA) Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
01:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A PSP, nomeadamente o Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, está a levar a cabo uma operação policial de combate aos crimes de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis, durante a qual já foram detidos três indivíduos.

A operação, cuja investigação começou em 2021, está a decorrer nos distritos do Porto, Lisboa, Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Santarém e visou a identificação e detenção dos autores dos ilícitos em foco, a apreensão de meios de prova, bem como a recuperação de artigos e viaturas furtadas.

Em comunicado, a PSP refere que foram cumpridas cerca 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias — em armazéns, stands de automóveis e oficinas de mecânica.

Até ao momento foram apreendidos 14 veículos suspeitos de terem sido furtados ou contendo componentes furtados, bem como diversos equipamentos electrónicos destinados à descodificação de veículos máquinas de diagnóstico, computadores portáteis, tablets com software de descodificação de centralinas e adaptadores de ligação.

Também foram apreendidos equipamentos de inibição de sinal GSM e GPS, localização GPS, três centralinas de automóvel, 15 telemóveis, 54 mil euros em numerário e diversas chaves de veículos de várias marcas.

Os detidos serão presentes na quinta-feira às autoridades judiciárias.

Sugerir correcção
Comentar