Canadá e Índia expulsam diplomatas e trocam acusações sobre assassínio de líder sikh

Trudeau cita investigação policial que aponta envolvimento de “agentes do Governo indiano” em “actividades que representam uma ameaça para a segurança pública”. Nijjar foi morto em Vancôver em 2023.

Foto
Líder sikh foi assassinado em Junho do ano passado nas imediações do templo Guru Nanak Sikh Gurdwara, em Surrey (Vancôver) Chris Helgren / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
04:40

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

As relações diplomáticas entre o Canadá e a Índia atingiram na segunda-feira um novo mínimo histórico, depois de os dois governos terem ordenado a expulsão de seis diplomatas dos respectivos países. A iniciativa partiu do executivo canadiano, citando os últimos desenvolvimentos de uma investigação policial sobre o assassínio de Hardeep Singh Nijjar, um líder da comunidade sikh no Canadá, ligado ao movimento separatista do estado indiano do Punjab, no ano passado, na zona de Vancôver.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.