As eleições nos EUA e o futuro da (nossa) humanidade
Não haverá um desembarque nas praias da Palestina para libertar os dois milhões de vidas que estão reféns num campo de concentração a céu aberto.
No rescaldo da operação militar contra Gaza conhecida como "Operation Cast Lead," entre Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009, Judith Butler escreveu que um dos aspetos centrais da violência dos nossos tempos é a distribuição desigual da empatia pelas vidas perdidas em conflitos numa sociedade supostamente "global." Segundo Butler, a lamentabilidade (ou grievability, no original) das vidas humanas obedece a critérios que determinam que certas vidas merecem ser choradas num processo de luto, enquanto a outras é negada essa justiça fundamental. Segundo Butler, a distribuição desigual da lamentabilidade de vidas humanas leva a um apagamento dos direitos de parte importante da humanidade e, em última análise, a uma negação da sua própria humanidade.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.