Duas obras de Paula Rego substituem retrato de Isabel I em Downing Street

Estudos para Crivelli’s Garden estão agora na sala onde são recebidos dignitários estrangeiros. Um deles no lugar de um retrato da mítica rainha, outro onde antes estava um de Walter Raleigh.

Foto
Obras de Paula Rego ficam na sala que recebe altos dignitários estrangeiros. Na foto, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o secretário-geral da NATO, Mark Rutte em Downing Street Chris J. Ratcliffe / EPA
Ouça este artigo
00:00
05:25

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O primeiro-ministro britânico retirou das paredes do n.º10 de Downing Street, a casa oficial do Governo de Keir Starmer, dois retratos de figuras centrais da História britânica, ambas ligadas ao início da escravatura associada aos impérios europeus e pôs no seu lugar duas pinturas da portuguesa Paula Rego, focada em figuras femininas. Uma mudança que é tanto simbólica quanto directa na sua mensagem anticolonialista — com a saída de cena dos anteriores inquilinos, os conservadores britânicos, saem também os retratos da rainha Isabel I e do explorador Walter Raleigh, também poeta e corsário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.