Foco de poluição detectado em praia do Algarve. Desconhece-se a sua origem

Nadadores-salvadores encontraram foco de poluição no mar e na areia na praia de Cabanas Velhas, em Vila do Bispo. Polícia Marítima recolheu amostra para análise esta manhã.

Foto
A poluição atingiu uma praia em Vila do Bispo, na região do Algarve Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
01:24

Um foco de poluição foi detectado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou este domingo, 13 de Outubro, a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

"Na sequência de uma denúncia recebida através dos nadadores-salvadores de serviço na praia, a informar para a presença de um foco de poluição no areal e no mar, foram activados para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lagos", informou a AMN em comunicado.

A Polícia Marítima constatou a ocorrência e contactou em seguida o Departamento Marítimo do Sul e a Direcção de Combate à Poluição no mar, tendo sido activado o 3º grau de prontidão do Plano Mar Limpo. Segundo a nota, a maré e a falta de visibilidade fizeram que fosse apenas possível fazer a recolha do material poluente durante a manhã deste domingo.

As autoridades também efectuaram uma patrulha nas praias adjacentes, tendo verificado, em menor quantidade, "a presença de material poluente na Praia da Boca do Rio". Todo o material recolhido e contaminado seguiu para uma unidade de tratamento adequada, através da Câmara Municipal de Vila do Bispo, de acordo com a nota.

O Plano Mar Limpo tem por objectivo geral estabelecer um dispositivo de resposta a situações de derrames de hidrocarbonetos e outras substâncias perigosas, ou a situações de ameaça iminente desses mesmos derrames, definir as responsabilidades das entidades intervenientes e fixar as suas competências.