Hugo Penedones, o português que lançou a semente para o trabalho do Nobel da Química

Português deu os primeiros passos para o AlphaFold, modelo de inteligência artificial que granjeou o Nobel da Química a dois cientistas, numa “brincadeira” de três dias.

Foto
O modelo AlphaFold2 que motivou o Nobel da Química de 2024 nasceu de um projecto criado por Hugo Penedones GOOGLE DEEPMIND
Ouça este artigo
00:00
07:27

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Há brincadeiras que dão para o torto e outras que acabam por resultar num Prémio Nobel – neste último caso, serão muito poucas. Uma parte do Nobel da Química atribuído esta quinta-feira nasceu assim. Um português, um britânico e um polaco juntaram-se durante três dias no início de 2016 para construir um modelo de inteligência artificial que pudesse prever a estrutura das proteínas. Mas, lá está, como diz o português Hugo Penedones era apenas uma “brincadeira”. Dessa semente nasceram novas versões que, quatro anos depois, viriam a dar origem ao modelo de inteligência artificial granjeado com o Prémio Nobel.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.