A economia política digital, entre oikos e oiken

Doravante, o valor material da economia convencional funde-se e recombina-se com o valor imaterial da nova iconomia e dessa fusão nasce uma nova realidade mais híbrida e complexa.

Ouça este artigo
00:00
07:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O desenvolvimento da internet e das tecnologias de informação e comunicação, a emergência da sociedade do conhecimento e da inovação, o aparato das redes, comunidades inteligentes e plataformas, a concentração do capitalismo financeiro e tecnológico e a oligopolização dos mercados correspondentes, a aceleração e convergência destes fatores criaram, nos últimos anos, o ambiente favorável à progressiva conversão da economia convencional (oikos, o governo da casa), material na sua essência, em economia digital (oiken, o governo dos ícones), imaterial na sua essência. Uma conversão que alguma literatura designa de transição entre economia e iconomia (Volle et Rochet, L´intelligence iconomique, 2015).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários