O que tem o Irão a ver com a guerra em Gaza? Um ponto de situação no Médio Oriente

Dias antes de se marcar o aniversário do conflito que está a destruir Gaza, o Irão lançou um ataque contra Israel. Os motivos são antigos, mas nem sempre os dois países estiveram de costas voltadas.

Foto
A Cúpula da Rocha no complexo de Al-Aqsa, também conhecido pelos judeus como o Monte do Templo, é vista enquanto projécteis voam pelo céu, depois de o Irão ter disparado uma salva de mísseis balísticos contra Israel, visto de Jerusalém, a 1 de Outubro Jamal Awad / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
16:38

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

No dia 1 de Outubro, seis dias antes se marcar o primeiro aniversário da escalada no conflito no Médio Oriente, surgiu uma nova tendência de pesquisas na Internet: houve um novo pico de pesquisas no Google, em Portugal e a nível mundial, pelas palavras "Terceira Guerra Mundial". O motivo só podia ser um: foi nesse dia que o Irão perpetrou um ataque aéreo em grande escala, com 180 mísseis balísticos, alguns dedos mais velozes que o som, contra Israel. E o medo instalou-se.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.