Corvo e Flores sob alerta vermelho devido à agitação marítima

Ilhas do grupo ocidental estarão em alerta, válido entre as 00h locais e as 6h de terça-feira por causa de ondas que podem atingir 17 metros de altura.

Foto
Corvo e Flores em alerta devido a ondas que podem atingir 17 metros de altura Rui Soares
Ouça este artigo
00:00
02:17

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu este domingo um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo ocidental dos Açores, Corvo e Flores, devido às ondas que podem atingir 17 metros de altura. O alerta vermelho para as ilhas é válido entre as 00h locais e as 6h de terça-feira.

Também por causa da agitação marítima, estas duas ilhas vão estar sob aviso laranja entre as 21h de segunda-feira e as 00h de terça-feira e das 6h às 12h e entre as 00h e as 9h de terça-feira, devido ao vento.

Corvo e Flores vão ainda estar sob aviso amarelo, por causa da precipitação por vezes forte (válido entre as 12h e as 18h de segunda-feira), pela agitação marítima (18h e 21h de segunda-feira e entre as 12h e as 15h de terça-feira) e por vento (21h de segunda-feira e 00h de terça-feira e das 9h às 12h de terça-feira).

As ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa também estão sob aviso amarelo por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada”, das 15h de segunda-feira às 6h de terça-feira e, devido ao vento, entre as 00h e as 18h de terça-feira.

A delegação dos Açores do IPMA emitiu também um comunicado onde refere que, pelas 9h deste domingo, o centro do ciclone tropical Kirk (furacão de categoria 3 na escala de Saffir-Simpson), “encontrava-se a cerca 1.724 km a oés-sudoeste dos Açores (ilha das Flores), com deslocamento para norte-nordeste a uma velocidade de 37 km/h [quilómetros/hora]”.

“À medida que se desloca para leste, o centro do ciclone tropical irá passar a norte do arquipélago, provocando um agravamento do estado do tempo nas ilhas dos grupos ocidental e central, nomeadamente precipitação por vezes forte podendo ser acompanhada de trovoada, um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde de segunda-feira”, acrescentou.

De acordo com a meteorologista Carolina Medeiros, estão previstas rajadas de vento até 115 km/h e ondas “que poderão atingir os 10 metros de altura significativa (17 metros de altura máxima) no grupo Ocidental” do arquipélago. No grupo Central dos Açores, “são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (14 metros de altura máxima)”.