Nevoeiro obriga ao adiamento do Nacional-Benfica para Dezembro

Disputaram-se apenas oito minutos do encontro da 8.ª jornada. Dificuldades de visibilidade levaram o árbitro a ordenar o regresso aos balneários. Jogo será retomado a 19 de Dezembro.

Foto
Pedro Nunes / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
02:03

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O jogo Nacional-Benfica, relativo à 8.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, foi neste domingo interrompido aos 8m05s, por falta de condições de visibilidade, e já não foi retomado. O denso nevoeiro que ciclicamente se abate sobre a Choupana levou o árbitro, Gustavo Correia, a ordenar o regresso às cabinas, forçando agora a recalendarização do encontro para uma nova data, que já foi encontrada: 19 de Dezembro.

De acordo com os regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), o árbitro pode decretar uma paragem inicial até 30 minutos, que poderá ser prolongada por mais 30, no máximo, se houver entendimento entre os clubes em causa. Mas desta vez não foi necessário esgotar todas possibilidades.

O jogo iniciou-se já com uma camada substancial de nevoeiro, que inicialmente pareceu dar sinais de levantar, mas a verdade é que a situação se agravou e, depois de uma primeira tentativa de retomar o encontro, o juiz da partida optou mesmo pela interrupção. Os jogadores ainda fizeram uma tímida tentativa de retomar o aquecimento, na perspectiva de reiniciarem o jogo, mas rapidamente o plano foi abortado e tomada a decisão final de adiamento.

Têm sido várias as ocorrências do género ao longo dos anos sempre que o Nacional joga em casa — na verdade, é a 19.ª vez que um percalço desta natureza acontece na Choupana. E algo similar já aconteceu com o Benfica também, há cerca de oito anos, com o jogo a ser interrompido e retomado no dia seguinte.

Neste caso, porém, esse cenário seria praticamente inviável, já que a partir de segunda-feira se entra em período de competição do domínio das selecções (com a Liga das Nações à cabeça), com os jogadores internacionais a juntarem-se às comitivas para o calendário da FIFA.

De acordo com o artigo 46.º, do Regulamento de Competições da LPFP, está previsto que, em casos como este, o jogo se realize ou se complete no mesmo estádio, “dentro das 30 horas seguintes”. Há excepções, porém, aplicáveis neste contexto, conforme estipula a alínea c): “(...) salvo se qualquer um dos clubes em causa tenha que dispensar algum dos seus jogadores para a respectiva selecção nacional, caso em que o jogo deve ser realizado ou completado em data a estabelecer por acordo entre os clubes”.

De resto, quando forem retomadas as competições de clubes, será também difícil encaixar este encontro no imediato, já que até ao final do ano o Benfica disputará, em média, dois jogos por semana (entrecortados por nova chamada para as selecções), entre compromissos do campeonato, da Taça de Portugal, da Liga dos Campeões e da Taça da Liga.

Ainda assim, acabou por ser bastante célere o acordo entre os responsáveis do Nacional e do Benfica para se retomar o encontro, que fica marcado para 19 de Dezembro, pelas 17 horas.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários