Gazzaniga defende três penáltis e o triunfo do Girona: “Desta vez correu bem”

Guarda-redes argentina foi a estrela de serviço no embate com o Athletic Bilbau. Até a repetição de uma grande penalidade conseguiu deter.

Foto
Momento da terceira tentativa de penálti do Athletic GFC
Ouça este artigo
00:00
02:22

No Euro 2024, vimos Diogo Costa fazer uma das exibições mais memoráveis na selecção portuguesa, quanto travou três remates no desempate por grandes penalidades diante da Eslovénia, nos oitavos-de-final do torneio. Uma raridade nos dias que correm. Pois bem... Neste domingo, em Espanha, Paulo Gazzaniga fez algo de semelhante, ao travar três penáltis no Girona-Athletic Bilbau, assegurando o triunfo (2-1) para a equipa da casa, na 9.ª jornada da Liga.

“Estou contente com os três pontos que a equipa conseguiu. Não me lembro de outro jogo como este”, resumiu o guarda-redes argentino, de 32 anos, acrescentando que estudou as grandes penalidades com o treinador: “Desta vez correu bem”.

Correu mais do que bem, na verdade. Aos 28’, com 0-0 no marcador, defendeu com as mãos um remate rasteiro de Álex Berenguer para o lado direito. Entretanto Asprilla marcou para o Girona e Sancet empatou para o Athletic, tudo num período de três minutos e ainda antes do intervalo no Estádio Municipal de Montilivi, com quase 14 mil pessoas nas bancadas.

No segundo, os minutos 56 e 58 foram inesquecíveis para o internacional argentino — por uma vez apenas, em 2018, frente ao México. Do alto do seu 1,96m, dançou à frente do marcador e frustrou Iñaki Williams, ao defender com os pés. O lance, porém, foi alvo de repetição porque os pés de Gazzaniga não estavam em contacto com a linha de baliza. Já tinham tremido dois jogadores da linha dos 11 metros, por isso os visitantes lançaram um terceiro às cobras: Ander Herrera atirou e o guarda-redes aplicou a mesma receita, defendendo com os pés, rigorosamente na mesma zona.

A euforia nas bancadas era justificada e ainda houve razões para subir um pouco mais de tom, quando, já aos 90+9’, Cristhian Stuani apontou o 2-1 que valeu o terceiro triunfo ao Girona na Liga. E como surgiu o golo? De penálti, pois claro.

É de Gazzaniga, porém, que quem esteve no estádio (e não só) irá lembrar-se sempre que recordar este jogo. Ele, que se mudou de Murphy para a Europa aos 15 anos em busca de um futuro no futebol. Encontrou-o em Inglaterra (Southampton, Tottenham, Fulham) e em Espanha (Rayo Vallecano, Elche e Girona, desde 2022), onde está a criar memórias inapagáveis.

Sugerir correcção
Comentar