Açores podem ser afectados pelo ciclone tropical Kirk

Apesar de estar a perder intensidade, os efeitos do ciclone tropical Kirk poderão ser sentidos nas ilhas dos grupos Ocidental e Central. Espera-se aumento da intensidade do vento e agitação do mar.

Foto
Açores podem ser afetados por Kirk, um ciclone tropical LUSA/EDUARDO COSTA
Ouça este artigo
00:00
02:41

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O ciclone tropical Kirk, que está "gradualmente a perder intensidade", poderá afectar as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores a partir de segunda-feira, avisou este sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a previsão da trajectória, "o centro do ciclone tropical Kirk deverá passar a oés-noroeste do arquipélago", explicou à agência Lusa, Rita Mota, meteorologista da delegação dos Açores do IPMA.

"No entanto, as ilhas dos grupos Ocidental [Corvo e Flores] e Central [Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa] deverão sentir alguns efeitos da sua passagem, nomeadamente um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, a partir do final da tarde de segunda-feira".

Com os dados disponíveis até ao momento, segundo Rita Mota, "esperam-se rajadas até 100 quilómetros /hora e ondas com altura significativa entre sete e nove metros no grupo Ocidental", enquanto no grupo Central "são esperadas rajadas até 85 quilómetros por hora e ondas com altura significativa entre cinco e sete metros".

"Hoje, dia 5 de Outubro, às 15h00, o centro do ciclone tropical Kirk, furacão de categoria três na escala de Saffir-Simpson, com uma pressão mínima no seu centro de 949 hPa [hectopascal], encontrava-se a cerca 2200 km a oés-sudoeste dos Açores [ilha das Flores], com deslocamento para norte a uma velocidade de 26 quilómetros por hora", adiantou.

Ainda de acordo com a meteorologista, o ciclone tropical "encontra-se gradualmente a perder intensidade, uma vez que se desloca sobre águas mais frias, e prevê-se que perca as suas características tropicais e transite para uma depressão extra tropical intensa" ao passar ao largo do arquipélago.

Devido à passagem do ciclone tropical Kirk a oés-noroeste dos Açores, o IPMA emitiu um aviso laranja para as ilhas do Corvo e das Flores, no grupo Ocidental, por agitação marítima (ondas de oeste), que é válido entre as 00h e as 09h locais de terça-feira.

Também por agitação marítima, as duas ilhas vão estar sob aviso amarelo entre as 18h00 de segunda-feira e as 00h de terça-feira (ondas de oeste) e das 09h às 15h de terça-feira (ondas de oeste, passando a noroeste).

O grupo ocidental dos Açores vai ainda estar sob aviso amarelo entre as 21h00 de segunda-feira e as 12h00 de terça-feira, devido ao vento (direcção de sudoeste, rodando para oeste).

O aviso amarelo vai também vigorar nas ilhas do grupo Central do arquipélago açoriano, por agitação marítima (ondas de oeste, passando a noroeste), entre as 00h e as 18h de terça-feira.

O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo o IPMA. Já o aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Sugerir correcção
Comentar