Uma invenção portuguesa para gerar electricidade a partir do vento sem sair de casa

Solução desenvolvida pela WindCredible é um dos projectos em destaque na Aveiro Tech Week, iniciativa dedicada à tecnologia e às artes que decorre até domingo.

Foto
Os responsáveis pela empresa, que viram o projecto ser distinguido, em 2022, na Web Summit, acreditam poder lançar as primeiras turbinas no mercado em 2025 Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
04:54

Silenciosa e discreta. Tão discreta que muitos daqueles que iam passando no largo do Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, quase nem davam por ela. Não fosse o cartaz alusivo à Aveiro Tech Week e a bandeira com o nome WindCredible e aquela turbina de 70 centímetros de altura e 60 de diâmetro passaria, praticamente, despercebida. Mas a verdade é que, à medida que ia girando com a força do vento, estava a produzir energia suficiente para carregar sistemas de baterias ou de climatização, por exemplo. Desmontável e transportável – o que lhe permite ser usada no campismo ou noutros locais ao ar livre , esta turbina eólica é apenas uma amostra daquilo que quatro empreendedores portugueses estão a desenvolver: uma tecnologia de energia renovável que gera electricidade a partir do vento e que pode ser usada em ambiente urbano. E o melhor de tudo é que este sistema pode vir a ser compatibilizado com o dos painéis solares, permitindo valorizar o investimento de quem já aderiu à solução de energia solar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.