Alerta de burla com IBAN na Segurança Social

Há alguns IBAN de utilizadores da Segurança Social Directa que estão a ser alterados por desconhecidos, sem intervenção dos titulares das contas.

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Alterar o IBAN, de momento, só é possível presencialmente e com comprovativo da titularidade da conta bancária Miguel Manso (Arquivo)
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O Instituto da Segurança Social (ISS) decidiu bloquear a inserção ou alteração do IBAN, o código internacional para identificação de contas bancárias, na plataforma da Segurança Social Directa, depois de ter tido conhecimento de “um crescente número de situações” que podem configurar burla. Em causa está o facto de os IBAN estarem a ser alterados “sem intervenção dos beneficiários titulares das contas bancárias”, o que resulta no depósito, por exemplo, de prestações sociais em contas que não pertencem efectivamente aos beneficiários.

O alerta foi emitido nesta quinta-feira, em comunicado, e o ISS já comunicou as diferentes ocorrências de que tem conhecimento à Polícia Judiciária, aconselhando as pessoas visadas a “apresentar queixa junto das autoridades policiais, assim como a manter a segurança digital actualizada em todos os seus equipamentos, prevenindo a sua utilização abusiva”.

Internamente, o ISS bloqueou a possibilidade de inserção ou alteração do IBAN na plataforma, só sendo possível realizar qualquer uma destas operações “mediante a entrega de um documento comprovativo da titularidade da conta bancária nos serviços de atendimento presenciais da Segurança Social”.

Em simultâneo com esta medida “de carácter imediato”, o ISS e o Instituto de Informática “estão a desenvolver soluções que permitam reforçar a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN de forma a garantir a vinculação correcta entre o titular da conta e os dados inseridos”.

O instituto refere ainda que está “a tomar medidas para mitigar a situação dos beneficiários lesados, através da atribuição de um apoio pecuniário, mediante o cumprimento de procedimentos e em função da tipologia e do valor da prestação que não tenha sido recebida, devendo estes contactar os serviços da Segurança Social” para o efeito.

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