Há mais de 70 anos que Alcina Lopes faz das enguias uma verdadeira especialidade

Ainda que não acuse a abundância de outros tempos, o peixe mais popular da ria de Aveiro mantém o estatuto de produto estrela. Aos 92 anos, a D. Alcina continua a prepará-lo com as suas próprias mãos.

Foto
Alcina Ruela Lopes, 92 anos, continua a preparar as enguias com as suas próprias mãos Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
05:24

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

À primeira vista parece uma casa de habitação igual a tantas outras. Fachada revestida a azulejo e cinco janelas e uma porta virada para a rua. Ao centro, num discreto e pequeno quadro de azulejos brancos, é feita a devida apresentação: “Casa Alcina”. Lá dentro, há “pedaços” da ria por todos os lados, com destaque para as partes de uma proa e da ré de um moliceiro afixadas atrás do balcão. A ementa não engana: esta é uma casa que faz do peixe nobre da ria de Aveiro, a enguia, a sua grande especialidade. Fritas ou em caldeirada. E melhor ainda: preparadas por alguém que conta já com mais de 70 de experiência a amanhar e cozinhar este peixe esguio. Naquela casa plantada no Cais da Béstida, na Murtosa, Alcina Ruela Lopes, continua a levar à mesa o peixe amanhado e preparado pelas suas próprias mãos. “Gosto muito disto”, garante-nos, com o sorriso estampado no rosto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.