Aplicação Navegante volta a funcionar, mas TML ainda não sabe se foi alvo de ciberataque

A empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) está ainda a averiguar se a aplicação Navegante deixou de funcionar devido a um ataque informático. Já é possível fazer carregamentos na app.

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O cartão Navegante pode ser carregado em todos os locais físicos onde já se podia fazê-lo antes da possibilidade dada este ano pela aplicação Francisco Romão Pereira/Arquivo
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A aplicação Navegante para telemóvel voltou a estar operacional, podendo já aí ser feito o carregamento de passes, disse à agência Lusa fonte da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e confirmou o PÚBLICO. Fonte da empresa gestora do cartão Navegante afirmou ainda que não é possível confirmar se "houve um ataque informático" com a aplicação, estando, neste momento, a averiguar o que aconteceu.

De acordo com o que a mesma fonte indicou à Lusa, "foi reposta a versão anterior e a aplicação está a começar a recuperar", tendo os gestores da app já assinalado que "foram registados carregamentos de gratuitidade e utilização da aplicação". Ao PÚBLICO, a empresa referiu que o funcionamento da aplicação foi "restabelecido" no final da manhã desta quarta-feira e que estão a ser feitas "2000 operações por hora", o que inclui carregamentos dos passes.

No domingo à noite, a aplicação Navegante deixou de funcionar, referiu ao PÚBLICO fonte da TML, assinalando que a empresa "ainda não deu a confirmação" de que se tinha tratado de um ataque informático. "Estamos a averiguar", notou. A empresa criou um gabinete de crise e a situação "foi reportada às autoridades", indicou a mesma fonte, sublinhando que foi a primeira vez que algo do género aconteceu com a aplicação.

A empresa também transmitiu que a afluência verificada no início desta semana nos espaços de carregamento do cartão Navegante "é normal", pois muitos utilizadores deixam para o último dia o carregamento do passe e porque este é um período do ano em que são realizadas muitas renovações de acesso à gratuitidade do cartão.

Os utilizadores até aos 19 anos podem voltar a carregar na aplicação o passe, destacou a TML. Se até 31 de Outubro actualizarem os dados do cartão Navegante ficam com o cartão válido até aos 19 anos ou até ao prazo de validade do mesmo. Os utilizadores entre os 19 e os 23 anos têm que seleccionar na app a opção prolongar a gratuitidade jovem, actualizar os dados e submeter o comprovativo da matrícula e não uma declaração como era indispensável até este ano. Desta forma, a gratuitidade do cartão Navegante ficará válida até Setembro de 2025. "Este ano foi prolongado até final de Outubro, mas é normal a afluência sobretudo nesta altura, por isso, a aplicação era uma forma de evitar filas", explicou fonte oficial da empresa, lembrando a existência de uma linha para activar a gratuitidade no caso dos jovens estudantes (218 206 050).

O cartão Navegante pode ser carregado em todos os locais físicos onde já se podia fazê-lo antes da possibilidade dada este ano pela aplicação. Os utilizadores podem ainda carregar o cartão no multibanco, nas bilheteiras dos operadores de transporte e nas máquinas de venda automática da CP - Comboios de Portugal, do Metropolitano de Lisboa, do Metro Sul do Tejo, da Transtejo/Soflusa e da Fertagus, além da rede de agentes Navegante Payshop.

O cartão Navegante é o passe mensal, com várias tipologias, que pode ser usado em todos os transportes públicos dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, como a rede rodoviária da Carris e da Carris Metropolitana, os comboios da CP e da Fertagus, o Metropolitano de Lisboa, o Metro Sul do Tejo e a rede de autocarros MobiCascais, entre outros. O passe pode ser carregado nos espaços Navegante Carris Metropolitana, nos postos Navegante, no ponto Navegante assistido da Transtejo/Soflusa na estação fluvial do Cais do Sodré e no ponto Navegante assistido na loja da Parques Tejo (CC Dolce Vita Miraflores). O valor do passe municipal é de 30 euros e o do metropolitano 40 euros, valores que se mantêm inalterados desde a sua criação, em 2019.