Intoxicação química em matadouro de aves faz 17 feridos em Óbidos

Foram 14 as pessoas assistidas no local, e três foram transportadas para o Hospital das Caldas da Rainha. Intoxicação deu-se com hipoclorito de sódio, utilizado para desinfeção.

Foto
A empresa foi aconselhada pela equipa da VMER a suspender aos trabalhos na secção afectada durante 24 horas (imagem de arquivo) RANDALL HILL / REUTERS
Ouça este artigo
00:00
01:14

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Uma intoxicação química numa empresa de abate e transformação de aves, no concelho de Óbidos, causou hoje 17 feridos ligeiros, dos quais três foram transportados ao hospital para receber tratamento, informaram os bombeiros.

"14 pessoas foram assistidas no local, pela equipa da Viatura Médica de Emergência de Reanimação (VMER), e três necessitaram de tratamento hospitalar, tendo sido transportados ao Hospital das Caldas da Rainha", disse à agência Lusa a adjunta do comando dos bombeiros de Óbidos, Patrícia Reis.

Os feridos, todos ligeiros, são trabalhadores da Nutriaves - Abate e Transformação de Aves, localizada na freguesia de Gaeiras, no concelho de Óbidos, no distrito de Leiria.

As vítimas sofreram uma intoxicação com hipoclorito de sódio (componente da lixívia), que "tinha sido usado no fim-de-semana, para desinfecção, e que hoje terá largado vapores quando foram ligadas as máquinas", explicou Patrícia Reis.

A empresa foi aconselhada pela equipa da VMER a suspender aos trabalhos na secção afectada durante 24 horas.

O alerta para o acidente foi dado às 11h38 e no local estiveram 28 operacionais apoiados por 14 viaturas, incluindo bombeiros, GNR e VMER do Hospital das Caldas da Rainha.