Voo da Latam tem falha técnica e cerca de 400 passageiros ficam horas abandonados

Voo que deveria sair às 9h40 de Lisboa para São Paulo teve dois problemas técnicos e acabou cancelado. Às 20h30 ainda havia passageiros esperando para serem atendidos nos guichês do aeroporto.

Voo da LATAM de Lisboa para São Paulo ficou em terra e passageiros reclamam ter sido abandonados Divulgação
Ouça este artigo
00:00
04:20

Os artigos escritos pela equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou IOS.

O voo da LATAM de número 8147, que deveria ter partido às 9h40 da manhã desta segunda-feira (30709) de Lisboa com destino a São Paulo foi cancelado. A alegação da empresa foi a de ocorreram duas falhas técnicas quando a aeronave se preparava para decolar. Os passageiros ficaram pelo menos até o final da tarde sem assistência por parte da companhia, que, procurada, não se manifestou até o fechamento desta edição. Somente por volta das 18h, os viajantes começaram a receber vouchers para um hotel, com o aviso de que as informações sobre o novo voo seriam enviadas por e-mail.

"O voo estava pronto para decolar, quando fomos informados que havia uma problema no painel de controle do avião. Um dos botões não estava acendendo. Nove passageiros desistiram do voo. Tivemos que esperar uma hora até tirarem as bagagens deles do avião, porque disseram que um voo não pode partir com as bagagens das pessoas que ficam", contou a passageira Regina Lima.

Depois dessa espera, foi necessário esperar até que o aeroporto marcasse um novo horário para a aeronave decolar. Cerca de uma da tarde, segundo Regina, ocorreu a segunda tentativa. "De novo, houve o mesmo problema e o voo foi cancelado", afirmou.

Todos os passageiros foram encaminhados de volta para o aeroporto, com instruções de solicitar informações à companhia aérea. "Ficamos a tarde inteira sem água, sem comida. Só às seis da tarde começaram a dar vouchers para um hotel. E nem eram funcionários da LATAM, mas de uma empresa terceirizada", relatou Regina, ainda na fila para os vouchers. Ela deveria voltar nesta segunda para o Brasil, porque as férias acabaram e tinha previsto retornar ao trabalho amanhã.

Passageiros do voo 8147 da LATAM ficaram mais de 12 horas sem água e comida no aeroporto de Lisboa Jair Rattner

A passageira contou que ninguém tinha informado que, no caso de voos cancelados que tenham destino com mais de 3.500 quilômetros de distância, cada passageiro tem direito a uma indenização de 600 euros (R$ 3.600), além de hotel e refeições, segundo o regulamento da União Europeia.

Acidente

A urgência em voltar para o Brasil fez com que a psicóloga Sandra Paste Rocha, 58, do Espírito Santo, tivesse comprado um bilhete acima do preço normal, por R$ 9.300,00 (1.350 euros). "Meu genro teve um acidente muito grave. Ele faleceu, minha filha está na UTI e meus netos também estavam lá, mas não se feriram tanto. Meu neto fez 18 anos ontem e perdeu o pai hoje", relata Sandra, que vive no Porto.

O gaúcho Eduardo Longhi, de 19 anos, estava voltando de Galway na Irlanda, numa longa viagem. Primeiro atravessou a Irlanda, numa viagem de cerca de 200 quilômetros, para pegar um avião de Dublin para Lisboa. Da capital portuguesa, o ia no voo para São Paulo, de onde seguiria num avião para Florianópolis. E, de Santa Catarina, o caminho para o Rio Grande do Sul seria feito de ônibus. "Cheguei em Lisboa às 9 horas da noite de ontem. Fiquei a noite em branco, porque tinha que estar perto das 5 horas da manhã no aeroporto. Estou sem água, sem comida e ainda não tenho o voucher para um hotel. Isso está muito desorganizado", afirmou às 21 horas.

O atraso no voo também estragou os planos do estudante Alessandro Lamarca, 28, que voltava para o Brasil depois de seis meses do doutorado em Portugal. "Meu irmão tirou o dia de folga para me levar do aeroporto para Volta Redonda, onde meu pai vive. Eu ia passar uma semana com meu pai, que está me esperando", conta.

Alessandro Lamarca voltava para o Brasil depois de seis meses em Portugal Jair Rattner

Lamarca relata os problemas que viu. "Teve duas pessoas que desmaiaram. Uma delas ainda no avião. Outra era um senhor de idade, diabético, que não aguentou depois de tantas horas sem comer", disse.

Para a advogada Cristina Borges, de Camboriú, a preocupação é com a filha de 9 anos, que ficou no Brasil. "Vim para um evento de trabalho. Cheguei aqui há dez dias. Ela nem sabe ainda que eu não vou voltar hoje", acrescenta.

A advogada Cristina Borges pretendia voltar para Camboriú Jair Rattner

No voo, deveriam viajar os atores Stênio Garcia e Luigi Baricelli e o ex-piloto de Fórmula 1 Rubens Barrichello. No seu Instagram, Barrichello, declarou: "Eu ia apanhar um voo hoje de manhã e o avião, infelizmente, deu pau. Agora, vou apanhar outro avião, para outra cidade, para tentar chegar no Brasil amanhã". No vídeo, ele distorceu, propositalmente, a voz e a imagem.