Ricardo Leão eleito líder da Federação da Área Urbana de Lisboa com 97% dos votos

Das 19 federações, apenas quatro tinham mais do que uma lista candidata. No Porto, a vitória foi para Nuno Araújo e em Lisboa para Ricardo Leão.

Foto
Ricardo Leão, presidente da Câmara de Loures, sucede a Duarte Cordeiro Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
04:11

As eleições para as federações do PS terminaram este sábado e entre as 19 estruturas e muitas listas únicas houve poucas mudanças (apenas Braga, Aveiro, Leiria e Baixo Alentejo tinham mais do que um candidato a disputar a liderança). A vitória mais expressiva foi para o candidato à liderança da federação do Porto. Nuno Araújo, chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos entre 2015 e 2018, venceu com 98,4% dos votos, numas das eleições mais participadas de sempre, avançou ao PÚBLICO fonte socialista. Também em Lisboa, Ricardo Leão, candidato único, venceu com uma esmagadora confiança dos militantes: 97% dos votos.

No distrito do secretário-geral do PS, Aveiro, a federação será agora liderada pelo deputado Hugo Oliveira, que derrotou o actual presidente, Jorge Sequeira (ambos apoiantes de Pedro Nuno Santos). Já em Setúbal, o também deputado André Pinotes Batista sucede a António Mendonça Mendes, que abandonou a liderança da estrutura depois de ter sido eleito membro do secretariado nacional do PS.

Ao PÚBLICO, Ricardo Leão, actual presidente da Câmara de Loures, diz que esta foi "uma votação expressiva" que dará "confiança para este mandato". "Agora, passado este ciclo eleitoral interno é altura de nos focarmos nos ciclos vindouros para qualificar a militância, projectar o futuro para a área urbana e preparar bases sólidas para as eleições autárquicas", afirma o novo presidente, que sucede ao ex-ministro socialista Duarte Cordeiro.

Já Nuno Araújo, que também tem os olhos nas autárquicas, elege a defesa do Serviço Nacional de Saúde, da Escola Pública e a criação de um Serviço Nacional de Habitação capaz de providenciar habitação digna e acessível como prioridades para o Porto.

Também o deputado André Pinotes Batista teve uma votação acima dos 90%, tendo sido eleito em Setúbal com 92,4% dos votos. Sucede à deputada Eurídice Pereira, que assumiu temporariamente o cargo no passado mês de Janeiro, depois da saída de António Mendonça Mendes, eleito membro do secretariado nacional do PS.

Em Leiria, foi o presidente da câmara, Gonçalo Lopes, o vencedor. Com 58,5% dos votos, Gonçalo Lopes derrotou a ex-secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho. O autarca sucede no cargo a Walter Chicharro, ex-presidente da Câmara da Nazaré e actual deputado, para um mandato de dois anos. À agência Lusa, Lopes disse ser "uma vitória expressiva", que mostra que venceu na maioria das concelhias, "o que aumenta o peso da responsabilidade da governação". Para o autarca, o "grande objectivo é vencer as eleições autárquicas" de 2025, conquistando o maior número de câmaras e de juntas de freguesia.

Na Guarda, o candidato único e vice-presidente da Câmara de Fornos de Algodres, Alexandre Lote, foi reeleito com 94% dos 497 votos, segundo dados a que o PÚBLICO teve acesso.

Viana do Castelo e Baixo Alentejo sem mudanças

No Baixo Alentejo, Nelson Brito foi reeleito. O deputado fica assim pela terceira vez à frente desta estrutura partidária, derrotando a ex-deputada Telma Guerreiro. Nelson Brito conseguiu 61% contra os 39% registados pela adversária.

Por sua vez, a federação de Viana do Castelo continuará a ser liderada por Vítor Paulo Pereira, que se encontra a cumprir o último mandato como presidente da Câmara de Paredes de Coura. Vítor Paulo Pereira foi eleito líder federativo pela primeira vez em Dezembro de 2022, na sequência da renúncia do ex-autarca de Caminha e ex-secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Miguel Alves.

Em Bragança, o eleito foi Benjamim Rodrigues, com cerca de 50% dos votos. O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros sucede a Berta Nunes, que não se recandidatou.

Em Santarém a vitória foi para Hugo Costa, 40 anos, que concorreu em lista única, e venceu com 97, 27% dos votos.

À hora de fecho desta edição ainda decorriam actos eleitorais em algumas das federações. Os congressos das federações do PS decorrem a 12 e 13 de Outubro.

Notícia actualizada: Actualiza o artigo com os resultados da Federação Distrital do PS Porto e Santarém.