Onze litografias inéditas de Dalí encontradas em garagem de Londres vão a leilão

Compradas no início dos anos 1980 por cerca de quinhentas libras, as litografias serão leiloadas na próxima segunda-feira pela Hansons Richmond.

Foto
As litografias mostram silhuetas humanas, monumentos como o Coliseu de Roma, o Éden bíblico Hansons Richmond
Ouça este artigo
00:00
01:44

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Onze litografias inéditas do pintor espanhol Salvador Dalí (1904-1989), que permaneceram esquecidas numa garagem londrina durante meio século, vão ser leiloadas na próxima segunda-feira na casa Hansons Richmond, no sudoeste do Reino Unido. As litografias datam do final da década de 1970, como reflecte a assinatura "Dalí" que o próprio artista surrealista fez na maioria delas.

Um cliente desconhecido "comprou-as no início dos anos 80 numa galeria de arte de Londres que estava a liquidar inventário por cerca de quinhentas libras (592 euros)", explicou à agência Efe Chris Kirkham, director da casa de leilões Hansons Richmond.

O proprietário tinha a intenção de as emoldurar e deixou-as na arrecadação da sua garagem, em segurança, num saco onde estiveram bem cuidadas durante todo este tempo. "Ele encontrou-as novamente quando estava a mudar-se e decidiu que era correcto vendê-las para que as pessoas pudessem desfrutar delas", destacou Kirkham.

O director da Hansons Richmond explicou que foi à residência privada do cliente avaliar algumas peças de prata e jóias quando se deparou com a inusitada colecção, e recorda que "foi emocionante ver" tantas obras de Dalí juntas.

Nelas é possível vislumbrar silhuetas humanas, sombras, cores vivas e frescas, monumentos que evocam o Arco do Triunfo de Barcelona, ou o Coliseu Romano; o Éden bíblico ou a beleza humana com um retrato "daliniano" a azul e amarelo do rosto de uma mulher.

As onze novas criações mantêm-se no mesmo saco que as mantém intactas, e estão avaliadas em cerca de mil libras cada — cerca de 1.200 euros — segundo uma primeira avaliação do director da Hansons Richmond. "Considerando que cada uma delas é assinada por Dalí, [o preço] não é significativo e é uma óptima forma de comprar algo ligado ao artista", vincou Kirkham.