Furacão Isaac atinge Açores com ventos e chuva fortes

Tempestade tropical deverá passar mais afastado dos Açores, tendo mudado a trajectória inicial. O furacão de categoria 1 poderá causar ventos com rajadas até 60km/h, chuva forte e ondas até 5 metros.

Foto
Ilha do Faial, ruínas do Farol da Ribeirinha num dia de chuva Daniel Rocha/Arquivo
Ouça este artigo
00:00
01:28

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A tempestade tropical Isaac deverá passar a norte dos Açores, fazendo com que os efeitos deste furacão de categoria 1 sejam menos sentidos no arquipélago. Ainda assim, há previsão de ventos com rajadas até 60 quilómetros por hora, precipitação forte e ondas de até cinco metros.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que esta sexta-feira "o centro do ciclone tropical encontrava-se a 1540 quilómetros a oeste dos Açores (ilha das Flores), com deslocamento para leste a uma velocidade de deslocamento de 19 quilómetros por hora".

Em declarações à agência Lusa, Rita Mota, meteorologista da delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referiu que "o centro da tempestade vai passar a norte das ilhas".

Segundo a nota do IPMA divulgada esta sexta-feira, o ciclone tropical Isaac intensificou-se nas últimas horas e é agora furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson. "Prevê-se agora que, apesar de manter a direcção da trajectória inicial, Isaac passe mais afastado do arquipélago dos Açores e consequentemente os seus efeitos no estado do tempo da região serão menos sentidos", lê-se no comunicado.

Espera-se que o aumento do vento e da agitação marítima seja menos significativo, ou seja, "as rajadas rondem os 60 quilómetros por hora e as ondas atinjam os cinco metros de altura significativa", de acordo com o IPMA. Em relação à precipitação, mantém-se a previsão de chuva por vezes forte.

Notícia actualizada às 11h50