Os comboios do futuro não terão maquinistas

Projecto de 10 milhões de euros liderado pela multinacional Alstom, em parceria com a Agência Aeroespacial Alemã e a Universidade de Berlim, quer inaugurar comboios automáticos em 2031.

comboios,rede-ferroviaria,economia,
Fotogaleria
Comboio preparado para receber hidrogénio
comboios,rede-ferroviaria,economia,
Fotogaleria
Comboio controlado de forma remota
Ouça este artigo
00:00
08:00

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Comboios sem maquinista podem deixar de ser coisa do domínio da ficção científica. Na fábrica da Altsomm em Braunschweig, perto de Hanôver, uma equipa de investigadores está a desenvolver uma solução tecnológica que permite conduzir os comboios de forma automática sem a presença do maquinista. Uma automotora a diesel equipada com sensores e com uma réplica da sua cabina de condução instalada num simples tablet tem feito vários ensaios nos oito quilómetros de linhas da fábrica, com resultados satisfatórios. Os técnicos envolvidos neste projecto esperam em breve realizar testes numa via-férrea encerrada e, mais tarde, numa linha aberta à exploração coexistindo o comboio automático com o restante tráfego ferroviário.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.