Novo modelo de financiamento dos investigadores: regresso ao passado?

Num sistema científico saudável, a liberdade e o espírito crítico dos investigadores são privilegiados, mas isso é facilmente minado quando os investigadores são precários.

Ouça este artigo
00:00
05:29

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

A 14 de Setembro foram anunciados os resultados do concurso FCT-Tenure, um novo programa de financiamento promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o objectivo de atribuir 1100 vagas para investigadores a contratar sem termo em instituições do sistema nacional de investigação e ensino superior. O FCT-Tenure resulta da intenção do Governo anterior de diminuir a precariedade dos investigadores, um problema gravíssimo que incapacita a ciência em Portugal. Estima-se que haja 3000 investigadores com contratos precários, mais de metade dos quais termina até 2026.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.