Galp mantém projecto do lítio apesar das dificuldades da Northvolt

A Galp continua a procurar fundos e a tentar licenciar a fábrica de Setúbal, apesar de a parceira sueca de baterias estar a reduzir o investimento nas fábricas de baterias e a cortar pessoal.

Foto
A unidade de conversão de lítio será construída no parque industrial de Setúbal, na Sapec Bay, e deverá entrar em funcionamento em 2028 Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
06:51

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Num momento em que a Europa enfrenta uma concorrência acrescida da China, mas em que muitos países da União Europeia estão a retirar os incentivos à compra de veículos eléctricos, pairam algumas nuvens negras sobre o futuro da fabricante sueca de baterias Northvolt. Apesar de ter sido apresentada como a coqueluche da cadeia de valor de baterias na Europa, a empresa sueca viu as vendas recuarem e os prejuízos a aumentarem em 2023 (para 258 milhões de euros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.