Novo tribunal de Vila Franca de Xira avança seis anos depois

Palácio da Justiça tem 60 anos e é um dos três tribunais com piores condições do país. Necessidade de novo edifício reconhecida há 50 anos. Protocolo de 2018 entre Governo e câmara sem resultados.

Foto
Inaugurado em 1964, o actual Palácio da Justiça vila-franquense revelou-se rapidamente limitado para as necessidades da comarca Miguel Manso
Ouça este artigo
00:00
04:53

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Seis anos depois do acordo de cooperação celebrado entre a Câmara de Vila Franca de Xira e a tutela da Justiça para a construção de um novo tribunal na cidade ribatejana, o processo pouco avançou. Divergências quanto às características do edifício e a necessidade de promover uma alteração do Plano Director Municipal e a demolição de construções existentes no espaço definido para o novo Palácio da Justiça (terrenos das antigas escolas da Armada) arrastaram o processo por mais seis anos. As más condições do antigo tribunal agravaram-se, apesar dos sucessivos protestos de funcionários e magistrados e o Conselho Superior de Magistratura classificou mesmo o “velhinho” Palácio da Justiça de Vila Franca de Xira com um dos três tribunais com piores condições do país.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.