Há muitas escolas fechadas devido aos fogos, mas alunos e professores estão em segurança

Ministro Fernando Alexandre diz que algumas escolas estiveram em risco devido aos fogos mas que as crianças e os professores estão todos em segurança.

Foto
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, esta terça-feira durante a visita realizada à escola secundária Draª. Laura Ayres em Quarteira, Loulé LUÍS FORRA / LUSA
Ouça este artigo
00:00
01:31

O ministro da Educação assegurou esta terça-feira no Algarve que alunos e professores em todo o país estão em "segurança", apesar de algumas escolas terem estado em risco com a situação provocada pelos incêndios nalgumas zonas do país.

"Temos muitas escolas fechadas, que estiveram algumas delas em risco. De acordo com as notícias que temos, as crianças e os professores estão todos em segurança", disse Fernando Alexandre à margem de uma visita à Escola Secundária Dra. Laura Ayres em Quarteira, no concelho de Loulé.

O responsável governamental lamentou o que está a acontecer no país, principalmente na região norte e na região centro, que, segundo ele, "está afectar muitas populações". O PÚBLICO perguntou ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação quantas escolas estão fechadas no país mas até ao momento ainda não obteve qualquer resposta.

Desde domingo, as chamas chegaram aos distritos do Porto, em Gondomar, de Braga, em Cabeceiras de Basto, de Viseu, em Penalva do Castelo e Nelas (com seis feridos), e de Castelo Branco, em Louriçal do Campo. Mas foi o distrito de Aveiro, com 10 mil hectares já ardidos, o centro dos maiores focos de incêndio, em Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Águeda.

O Governo alargou até quinta-feira a situação de alerta devido ao risco de incêndios, face às previsões meteorológicas, e anunciou a criação de uma equipa multidisciplinar para lidar com as consequências dos fogos dos últimos dias, coordenada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que teve hoje a sua primeira reunião em Aveiro.