Incêndios: Viagens da rede Expressos e Flixbus entre Lisboa e Porto suspensas

Dezenas de viagens da Flixbus e da Rede Expressos foram canceladas devido aos incêndios desta segunda-feira.

Foto
Manuel Roberto
Ouça este artigo
00:00
02:20

A operação da rede Expressos entre Lisboa e Porto e Lisboa e Bragança está esta segumda-feira suspensa, pelo menos até às 20:00, devido aos incêndios que lavram na zona centro e norte do país, foi hoje revelado.

Em declarações à agência Lusa, o gabinete de comunicação da Rede Expressos avançou que pelas 20:00 será feita uma reavaliação com as autoridades.

Neste momento, as viagens entre Lisboa e Porto estão suspensas, funcionando o serviço apenas entre Lisboa e Coimbra.

Também a operação entre Lisboa e Bragança está suspensa, permanecendo, no entanto, em funcionamento a ligação Lisboa -- Viseu -- Bragança. À Lusa, fonte da empresa assegurou que está a ser dado apoio aos passageiros.

Por sua vez, a Flixbus adiantou ao JN que foram canceladas 92 viagens e outras 37 foram afectadas. "Tivemos vários autocarros retidos na estrada em áreas de fogo, mas neste momento não temos nenhuma situação preocupante. Os autocarros que circulavam nas áreas mais atingidas conseguiram viajar em segurança até áreas de serviço, e outros, guiados pela polícia, conseguiram regressar e parquear no Terminal de Aveiro", disse fonte oficial da empresa. A transportadora garantiu ainda que os passageiros afectados pelos cancelamentos podem optar por reagendar a viagem ou pedir o reembolso da viagem.

Auto-estradas cortadas: condutores devem evitar área para não correr risco de vida

Estradas cortadas, segundo o mais recente balanço da GNR:

  • O corte de circulação na A1 é total entre Coimbra Norte e Grijó (Gaia), no nó da A41, e na A17, entre o nó de Mira norte e Aveiro.
  • Na A25 o corte total situa-se entre o nó de Aveiro e Reigoso (Viseu) e na A29, no sentido Norte/Sul, entre o nó de Estarreja e Angeja.
  • No IC2 há também corte total entre Salreu e Águeda, mantendo-se o impedimento de circulação também na EN238, na zona de Sever do Vouga, e na EN109, entre Estarreja e Aveiro.
  • Corte total na EN16 entre Cacia e Albergaria-a-Velha.
  • Na A32, que liga Oliveira de Azeméis a Vila Nova de Gaia, há corte total dos acessos à A41 em direcção a Sul.

A GNR reforça o conselho a "todas as pessoas para evitar a circulação" nas vias indicadas, razão pela que "não apresenta qualquer alternativa".