Há menos cinco mil estudantes do superior a pedir bolsa de estudo do que há um ano

Apesar da descida face ao ano passado, este é o segundo ano com mais candidatos a bolsas de estudo por esta altura. São quase mais dez mil pedidos do que há dois anos e mais 16 mil do que há três.

Foto
Associação Académica de Coimbra alerta para a necessidade de criar nas instituições de ensino superior “mecanismos complementares à própria actuação do Estado” Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
06:50

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Mais de 65 mil estudantes apresentaram, até ao início desta semana (a última actualização da Direcção-Geral do Ensino Superior — ​DGES data de dia 9 deste mês), a sua candidatura a uma bolsa de acção social no ensino superior, num momento em que as instituições se preparam para dar início às aulas e a cerca de duas semanas do fim do primeiro prazo para submissão dos pedidos (30 de Setembro). Até lá, e mesmo no decorrer do ano lectivo, os números deverão ainda aumentar. Mas, comparando com o mesmo período de 2023, verifica-se que, à data, há um diferencial de menos 5473 pedidos de bolsa de estudo. Pelo menos, para já.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.