A Oitava de Mahler aqui tão perto: o mundo dentro de uma sinfonia

A “sinfonia dos mil” enche o palco e esgota a plateia do Centro Cultural de Belém. É a rentrée da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos numa temporada fora de portas.

RG Rui Gaudêncio - 13 Setembro 2024 - Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos. Lisboa. Público
Fotogaleria
Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos RUI GAUDÊNCIO
RG Rui Gaudêncio - 13 Setembro 2024 - Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos. Lisboa. Público
Fotogaleria
Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos. Lisboa. Público? RUI GAUDÊNCIO
RG Rui Gaudêncio - 13 Setembro 2024 - Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos. Lisboa. Público
Fotogaleria
Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos RUI GAUDÊNCIO
RG Rui Gaudêncio - 13 Setembro 2024 - Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos. Lisboa. Público
Fotogaleria
Ensaio geral da 8.ª Sinfonia de Mahler com Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do São Carlos RUI GAUDÊNCIO
Ouça este artigo
00:00
08:19

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Há muita coisa a acontecer. Na partitura e no palco. “Não consigo dar conta de tudo”, reconhece candidamente o maestro Antonio Pirolli, admoestando a secção de trombones, depois de estes terem falhado uma entrada que não conseguiu sinalizar. Estamos num ensaio com a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) e os oito solistas que este domingo e na próxima terça-feira, juntamente com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, o Coro Sinfónico Lisboa Cantat e o Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, levarão ao palco do Centro Cultural de Belém, nesta primeira temporada fora de portas devido às obras no teatro de ópera ao Chiado, uma das superlativas obras do cânone sinfónico-coral. Três décadas depois da última interpretação, a OSP regressa à Sinfonia n.º 8 de Mahler, em dois concertos esgotados, naquele que se antevê um dos pontos altos da rentrée musical — se não mesmo de toda a temporada (ainda só parcialmente conhecida). Voltaremos ao ensaio, mas, antes disso, recuemos pouco mais de um século.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.