Ecrãs nas escolas: finalmente parar para pensar

Não faz sentido a escola não estar aberta à inovação. Ela é essencial. Mas não podemos adoptá-la de forma acrítica.

Ouça este artigo
00:00
02:39

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

O Ministério da Educação anunciou há umas semanas que não pretendia alargar para já o projecto-piloto dos manuais digitais a mais turmas do 1.º ciclo e do ensino secundário. Não foi um ponto final à experiência, longe disso — bem ou mal, o projecto continuará, este ano, em cerca de 80 estabelecimentos. Mas foi um travão claro, e justificado. Por uma razão simples: apesar de a experiência ir entrar, agora, no seu quinto ano de vida, não é conhecida nenhuma avaliação rigorosa sobre o seu impacto nas aprendizagens dos alunos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.