O Brasil em Portugal reúne-se este sábado em Braga, com música e diversão

O maior evento brasileiro em Portugal, o Dia do Brasil, ocorre este sábado, 14 de setembro, no Parque da Ponte, em Braga. São esperadas 10 mil pessoas.

Foto
Milhares de pessoas são esperadas nas comemorações do Dia do Brasil Divulgação
Ouça este artigo
00:00
01:55

Os artigos da equipa do PÚBLICO Brasil são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.

Acesso gratuito: descarregue a aplicação PÚBLICO Brasil em Android ou iOS.

Pelo quinto ano consecutivo, Braga terá o seu Dia do Brasil. O evento, gratuito, reunirá música, comida, artesanato, dança e futebol. “Serão oito horas de festa, das 16h às 24h. Acreditamos que o número de pessoas que estarão lá seja semelhante ao dos dois últimos anos, em torno de 10 mil”, diz Alexandra Gomide, presidente da UAI, a associação de brasileiros que organiza a festa.

Uma das principais atrações será a culinária brasileira. “Temos barracas por estado, do Pará, de Pernambuco, da Bahia, de Goiás, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, além de uma barraca nacional, com coxinha e salgados. Muitas pessoas têm uma reação emocional muito forte quando encontram a comida do seu estado”, acrescenta.

Na música, o Dia do Brasil contará com duas bandas e dois músicos, que tocarão forró, música sertaneja, samba e rock. Além disso, haverá um palco, onde será possível ver capoeira, carimbó, do Pará, e piseiro, da Bahia.

Para quem quiser experimentar ritmos e danças, serão realizados dois workshops, um de carimbó, outro de capoeira, ambos gratuitos. “É uma forma de conseguirem novos alunos”, diz Alexandra.

Futebol

Dirigido para as crianças e jovens, o evento terá também o principal desporto brasileiro. No campo que existe no parque, o jogo será acompanhado por treinadores da base do Sporting Clube de Braga. “Eles querem que as crianças cresçam torcendo para o Braga. E, se virem que alguém tem talento, eles chamam para o clube”, revela Alexandra.

Ela conta que é o segundo ano que o Braga participa no Dia do Brasil. O clube levará suas duas mascotes para o Parque da Ponte, que têm os nomes de Brácaro e Augusta – uma referência ao nome da cidade quando estava sob domínio do império romano: Bracara Augusta.

Sugerir correcção
Comentar